sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Solução justa?

Solução justa?

         A vida é o bem mais precioso do universo e, segundo a Constituição Federal de 1988,  “não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada”.
         Mas o que acontece na realidade? Analisando o número de injustiças cometidas todos os dias, podemos concluir que a pena de morte já existe. Basta observar o elevado índice de homicídios, execuções e desrespeito à vida.
         Defensores da pena de morte perguntam-se por que ter piedade de facínoras, criminosos, irrecuperáveis, matadores inveterados que torturam a sangue frio, sequestram e violentam  mulheres, crianças, jovens, pais de família, idosos ou pessoas que têm como objetivo apenas   ser um cidadão de bem e usufruir de seu direito de ir e vir?
         Por outro lado, a bíblia  diz “não matarás”, logo, ordenar a morte de um ser humano é um ato assassino, é negar-lhe o direito de viver, de regenerar-se. Deixar essa criatura viver é dar-lhe a chance de arrepender-se e pedir perdão e, se possível, reparar o erro cometido. A morte do delinqüente não traz alívio nem o conforto da dor de familiares e pessoas próximas à vítima do assassino ou do próprio criminoso. Pelo contrário, gera mais dor para todos os envolvidos na situação, além de perdurar o sentimento de dor por um ente querido morto, ou pelo trauma gerado no caso da vítima que sofreu e sobreviveu.
         O problema existe, realmente, e a sociedade não pode comprazer-se em olhar com indiferença, sem tomar uma posição altiva, austera e imediata, seria dar passaporte para a impunidade, o escárnio.
         O crime não pode ficar sem castigo e a sociedade desprotegida, pois quando a vida humana, bem mais precioso nada mais vale, é sinal de que o homem deve parar e fazer uma profunda reflexão, porque chegou ao fundo do abismo e há que se repensar o sentido de todas as coisas.

                                                                           Ângela e Adriana

2 comentários:

  1. olá, garotas, vcs estão de parabéns pelos trabalhos postados. Continuem alimentando o blog com textos sobre o assunto em pauta e também sobre a Língua Portuguesa, ok? Podem ilustrar os textos à vontade, certo? Bjs, Tamar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gatas
    Gostamos muito do texto Solução Justa;aproveitamos para desejar um excelente final de ano.
    Beijos.

    ResponderExcluir