quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O império da vaidade

          Você sabe por que a televisão, os jornais, as revistas ou até mesmo a internet são responsáveis pela busca de uma imagem padronizada de beleza?
          A mídia em geral defende os músculos torneados, as vitaminas milagrosas, as academias de ginástica entre outros, porque tudo isso dá dinheiro. A população não se dá conta do poder dela, assim, como ela pode influenciar em como as pessoas devem ser fisicamente, contudo, não se fala do afeto e do respeito entre duas pessoas comuns, pois isso não dá dinheiro para os negociantes, mas dá prazer para os participantes.
          Hoje o que importa é o prazer físico, o prazer que se compra e se exibe, o que não deixa de ser um aspecto de competição. Relaxar, descansar, despreocupar se tornou um problema.
          Os melhores prazeres da vida são de graça: a conversa com o amigo, tomar um milk-shake, ver o por do sol, andar descalço, ficar em casa sem fazer nada, comer uma feijoada com os amigos, tomar uma caipirinha é uma grande pedida. Ter momentos de prazer é compensar muitos momentos de desprazer.
          O prazer gratuito, espontâneo, está cada vez mais difícil, estamos sendo submetidos  a uma cultura atroz que quer fazer-nos infelizes, ansiosos e neuróticos.
          Não vivemos a ditadura do corpo, mas seu contrario um massacre que a mídia vem causando. Querem que sintamos culpa, eles precisam da nossa impotência, nossa insegurança e da nossa angústia.O único valor coerente que essa cultura apresenta é o narcisismo.

          Adriana Cazaroto Martines

4 comentários:

  1. olá, meninas, parabéns pela criação do blog e pelas atividades nele postadas. Vocês capricharam em tudo e postaram textos de excelente qualidade. Bjs, Tamar e Virgínia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual o genero textual desse textual ???

      Excluir
    2. qual o genero textual desse textual ???

      Excluir
  2. Olá Adriana
    Seu artigo está muito bom. Parabéns.

    ResponderExcluir